Hora da fome: alternativas veganas para lanchinhos famosos
Alimentação vegana é cheia de nutrientes e, também, proteínas. Conheça uma receita incrível de hambúrguer vegano e outras três opções de lanchinhos deliciosos.
Alimentação vegana é cheia de nutrientes e, também, proteínas. Conheça uma receita incrível de hambúrguer vegano e outras três opções de lanchinhos deliciosos.
Com tantas revoluções, hoje a internet e as redes sociais se tornaram auxiliadoras em diversos assuntos, inclusive no compartilhamento de experiências na cozinha. Entre elas, milhares e milhares de receitas todos os dias. Neste quesito, e com a alta procura pela alimentação vegana e vegetariana, a web está cada vez mais convergida em trazer novas categorias e otimizações para o público que não consome carne ou nenhum produto de origem animal.
E, venhamos e convenhamos, na internet não nenhuma via de regra para dividir sugestões alternativas e de qualidade para a hora da fome, principalmente para quem tem medo de arriscar na vida vegan. O segredo é apostar e descobrir novos sabores para, de uma vez por todas, aprender que essas comidas podem ser muito acessíveis — dos lanchinhos mais saudáveis e gourmet até os mais práticos e rápidos.
Por isso, se você quer conhecer mais sobre a alimentação vegana e aprender novas possibilidades para lanchinhos famosos, não saia daqui. Selecionamos 4 receitas práticas e deliciosas para o dia a dia de iniciantes e experts na cozinha.
Lanche popular na casa dos brasileiros, o cachorro-quente — ou também conhecido, “hot dog” — é originalmente feito com pão de sal ou pão próprio para o cachorro-quente, salsicha, catchup, mostarda e batata palha. Nesta versão, a salsicha será substituída pela cenoura, um ingrediente saboroso e saudável.
Para preparar as cenouras, primeiro é preciso cortá-las em tiras ou no formato tradicional da salsicha. Depois de cozidas al dente, grelhe as cenouras na frigideira e, se preferir, acrescente alguns temperos específicos a gosto. Em seguida, refogue a cenoura com cebola e alho. Ao fim, acrescente o extrato de tomate e um de água para dar leveza ao molho. Sal e pimenta a gosto.
A preparação da batata palha é ainda mais fácil. Primeiro, lave e rale com a batatas inglesas com casca. Depois, seque com pano de prato ou papel toalha até sugar a maior parte da água. Isso vai evitar que o óleo espirre na hora de fritar. Depois que o óleo vegetal esquentar, deixe o fogo em temperatura baixa. Acrescente a batata e fique de olho nas bordas, que costumam dourar primeiro. Sal e pimenta a gosto.
Com a cenoura e a batata palha prontas, agora é a parte mais divertida: a hora de montar o cachorro-quente vegano. Como dito anteriormente, é possível combinar o lanchinho com diferentes tipos de pães, desde que não tenham ingredientes de origem animal. Entre nossas sugestões, por exemplo, estão o pão de sal e o pão de ciabatta — para uma versão mais refinada do prato.
Depois, é só aproveitar as opções para incrementar o cachorro-quente vegano, como milho e ervilha cozidos, catchup e mostarda, por exemplo.
Receita originária de Minas Gerais no século 18, o pão de queijo é uma tradição entre os mineiros, mas já caiu no gosto de grande parte dos brasileiros e, inclusive, de turistas. Perfeito para acompanhar o café da manhã ou da tarde, por exemplo, hoje ele ganha novas opções deliciosas, incluindo a fórmula vegan.
Depois de cozinhar as batatas e amassá-las até garantir a consistência de um purê, reserve um pouquinho da água de cozimento. Em seguida, acrescente o polvilho azedo, o polvilho doce, o óleo, o sal e a água quente do fervimento das batatas na mesma tigela.
Misture bem, na própria mão, até a massa ganhar uma consistência uniforme. Caso fique quebradiça, sove bem a massa. Se preferir, aposte em temperos para dar um gostinho diferenciado ao pão de “queijo” vegano — ervas finas, gergelim e linhaça, por exemplo.
Na reta final, faça bolinhas com a massa e coloque em uma forma untada, sem exageros, com óleo vegetal. Lembre-se de deixar espaços consideráveis entre as bolinhas que irão crescer dentro no forno. Por falar nele, pré-aqueça o forno em temperatura de 200°C e deixe assar de 30 a 40 minutos. Depois, é só saborear o pão de queijo vegano com um cafézinho ou chá. Que tal?
O hambúrguer é, sem dúvida, uma das maiores paixões para o lanchinho de final de semana. Em versões clássicas ou gourmets, a comida típica norte-americana ganhou milhões de fãs em solo brasileiro, até mesmo para o público vegano. Como é possível? Simples, com a substituição de carne por grãos e vegetais. Veja:
Focada em trazer um ótima opção proteica, a receita da chef Irina Cordeiro, que em 2016 participou do reality MasterChef Profissionais, é nutritiva e barata. Para começar, refogue o alho e a pimenta na frigideira com um fio de azeite, em seguida acrescente os temperos indicados e a beterraba cortada em cubos.
Depois, no processador, é hora de colocá-los junto ao feijão fradinho até formar uma textura de pasta homogênea. Acrescente salsinha, colorau, quinoa e, para dar liga e forma de hambúrguer, aplique a farinha. Para empanar, misture a mostarda em grãos diluída com um pouquinho de água e o shoyo. Molhe o hambúrguer vegano e passe na farinha panko. Depois, é só fritar.
O hambúrguer pode ser consumido no almoço, com arroz e feijão, ou em um lanche, acompanhado de pão. Para caprichar na combinação com pães, aposte em alface e tomate, além de molhos de sua preferência.
São inúmeras opções de sabores que tornam o bolo tão querido por todos nós. Dos mais populares até os mais incomuns, receitas não faltam para complementar cafés da tarde, festas de aniversário e diversas outras comemorações. Por isso, o doce se tornou um dos mais escolhidos inclusive para os veganos. Uma das sugestões, é essa delícia de bolo mesclado.
Antes de começar o preparo das massas, pré-aqueça o forno em 210ºC. Coloque os ingredientes de cada massa em recipientes diferentes. Misture os dois, deixando o fermento em pó por último. Quando ambas as massas estiverem com textura lisa e homogênea, é hora de acrescentar o fermento, mexendo com leveza.
Utilize óleo e farinha de trigo para untar a forma. Coloque a massa branca na forma primeiro, depois acrescente a massa marrom. Com um garfo, faça leves movimentos para que as massas se misturem. Deixe assar por 30 minutos ou verifique com um palito se o bolo vegano está pronto.
Misture todos os ingredientes e coloque no forno baixo até engrossar — cerca de 15 minutos — mexendo sempre para não grudar na panela ou criar pelotas. Depois, é só colocar no bolo e servir.
BOMBAR Barra de proteica Vegana da Lauton
Conheça a Bombar Protein Barra de Proteína da Lauton, um lanche saudável que combina sabor e nutrição em cada mordida. Com 40g de puro prazer, essa barra oferece um sabor incrível de brownie que vai transformar sua rotina de lanches. Feita com ingredientes 100% veganos, é ideal para quem busca uma alternativa nutritiva e deliciosa, sem abrir mão do compromisso com a dieta plant-based.
Além de ser um snack perfeito para o pós-treino, a Bombar Protein é ótima para qualquer momento do dia. Sua formulação rica em proteínas ajuda na recuperação muscular e mantém a saciedade por mais tempo. Seja para uma pausa rápida ou para complementar sua alimentação, esta barra é uma escolha prática e saborosa para quem valoriza saúde e bem-estar. Experimente a combinação ideal de sabor e benefícios! 🌱🍫
Além de uma alimentação vegana regrada e cheia de proteínas, vitaminas e nutrientes, os suplementos naturais podem ser ótimas opções para manter a saúde e bem-estar sempre em dia. Algumas opções, que trazem Vitamina A, Vitamina C e Óxido de Zinco, como o suplemento de Maca Peruana são excelentes para completar e entregar a força que o corpo necessita no dia a dia e na prática de atividades físicas.
Além da opção, outros suplementos veganos, como de Amora Miúra, Cranberry e o de Gojiberry podem formar um conjunto excelente para o organismo, porque contam com ações antioxidantes, ajudam a aumentar a imunidade e auxiliam no controle dos níveis de açúcar, por exemplo. O Gojiberry, em especial, é um potencializador para a boa digestão, além de ser uma rica fonte de Vitamina C e Selênio, com aminoácido de Taurina, Vitamina A e Vitamina B6 na composição.
Por último, o Cloreto de Magnésio, lançamento da linha vegana da Lauton, é ótimo para quem busca melhora no metabolismo, com fonte de energia e proteínas. Além de influenciar no equilíbrio dos eletrólitos, funcionamento muscular e neuromuscular e no processo de divisão celular.
Se você gostou das alternativas veganas para lanchinhos famosos, não deixe de aproveitar as receitas e, também, conhecer mais opções de alimentação saudável no nosso blog — como a dica de 5 receitas perfeitas para o pré-treino. E não se esqueça, cuida do corpo e da mente sempre!
Quando o assunto é suplementação, confiança e procedência são fundamentais. É por isso…
A potência masculina está diretamente ligada à saúde sexual, física e mental. Manter…
O entendimento da diferença entre cianocobalamina e metilcobalamina é crucial para otimizar sua saúde. Não hesite em explorar mais sobre este assunto para garantir que você está fazendo a melhor...
Seu carrinho está vazio no momento.
Comece a comprar